COMO ADMINISTRAR UM HOTEL: 10 DICAS DE GESTÃO PARA HOTELEIROS INICIANTES

Administrar o próprio negócio é o sonho de muita gente. Mas abrir uma empresa sempre apresenta suas dificuldades e exige dedicação especial para alcançar o sucesso.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
PILARES ESTRATÉGICOS
Administrar o próprio negócio é o sonho de muita gente. Mas abrir uma empresa sempre apresenta suas dificuldades e exige dedicação especial para alcançar o sucesso. No ramo da hotelaria não é diferente. O novo proprietário, para saber como administrar um hotel ou pousada, além de aprender a receber bem um cliente, precisa entender muito de gestão financeira e de pessoas. Estabelecer um planejamento estratégico e financeiro é essencial. Sem tal preocupação, um empreendimento deste tipo dificilmente irá para frente.

Confira a seguir algumas dicas de gestão para empreendedores hoteleiros iniciantes e saiba já como administrar um hotel de qualidade:

  1. CONTE COM UMA EQUIPE QUALIFICADA

    Recrutar funcionários qualificados e com capacidade de trabalhar em equipe é um dos pontos principais para o sucesso tanto de novos hotéis ou pousadas quanto para estabelecimentos já consolidados no mercado. O pessoal deve ter capacidade de trabalhar com o público e sempre prezar pela qualidade. Investir em treinamento é uma boa alternativa em caso de falta deste tipo de profissional no mercado de trabalho.
  2. CONHEÇA SEUS HÓSPEDES

    Saber a faixa etária ou a média de renda de seu público-alvo não é suficiente para seu hotel ou pousada alcançar o sucesso. É importante conhecer detalhes sobre os seus clientes. Ao entender comportamentos, hábitos e preferências, será possível oferecer produtos e serviços mais adequados, aumentando exponencialmente as chances de deixar seu hóspede satisfeito. Confira também – Comportamento do viajante: saiba como as pessoas escolhem suas hospedagens (e como usar isso a seu favor)
  3. FAÇA UM BOM CONTROLE FINANCEIRO

    Lançar mão de planilhas – mesmo simples -, organizar o fluxo de caixa e utilizar softwares de gestão são algumas das medidas que podem ser adotadas para controlar toda a situação financeira do seu hotel. Sem organização, seu empreendimento dificilmente sairá do vermelho. Com a situação controlada, fica mais fácil planejar o crescimento do negócio. Misturar suas despesas pessoais com as do seu estabelecimento também é uma receita para o fracasso.
  4. TENHA VALOR AGREGADO

    Investimento em equipamentos de qualidade para garantir o conforto e a comodidade dos hóspedes faz a diferença. Itens como internet de qualidade, roupas de cama antialérgicos, chuveiro com aquecimento central, ar-condicionado, TVs de tela plana e café da manhã agregam valor e podem fazer a diferença entre deixar o cliente satisfeito ou descontente com os serviços oferecidos.
  5. OFEREÇA PREÇOS ADEQUADOS

    Os preços cobrados para a hospedagem e/ou serviços devem ser ajustados de forma que não sejam muito caros ou não ofereçam o lucro ideal. Tais valores devem encontrar o equilíbrio entre esses fatores para que os seus hóspedes possam usufruir do serviço adequado por um preço justo.
  6. NÃO CAIA NA INFORMALIDADE

    É comum que novos empreendedores deem início às suas atividades de maneira informal. Isso parece vantajoso a princípio, por conta do não pagamento de impostos. Mas tal atitude, na verdade, causa prejuízos, uma vez que não permite o crescimento do seu hotel ou pousada. Benefícios como conta bancária, obter máquinas de cartão de crédito e conseguir empréstimos em bancos de fomento são impossíveis de se conseguir sem um estabelecimento devidamente formalizado.
  7. CAPRICHE NA DECORAÇÃO

    Decoração de qualidade, que agrade o seu público-alvo, é muito importante. Pousadas, por exemplo, podem investir em motivos mais rústicos, praianos ou rurais. Já um hotel executivo pode adotar um visual mais “clean”, que destaque a praticidade e o conforto das acomodações. Obras de arte atraentes (não necessariamente caras), arranjos de flores e boa iluminação tornam todo o ambiente mais agradável.
  8. NEGOCIE

    Ter uma boa relação de fornecedores, formar parcerias e conseguir preços menores em produtos e manutenção faz com que os lucros aumentem.
  9. DIVULGUE

    Quem não é visto, não é lembrado. Adotar estratégias de comunicação é peça-chave para a divulgação da sua pousada ou do seu hotel. Hoje, com a popularização do acesso à tecnologia, utilizar as redes sociais e outras ferramentas da internet é uma opção eficiente e barata para o marketing do seu negócio.
  10. NÃO TENHA MEDO DE MUDAR

    Se a estratégia para o crescimento do seu estabelecimento parece não estar dando certo, não perca tempo. Se insistir neste modelo, seu prejuízo só irá aumentar. Encare a falha como aprendizado e evite, com isso, novos erros. Agora que você já conferiu estas dicas de como administrar um hotel e está pronto para receber seus hóspedes, clique e aprenda sobre Pós-venda na hotelaria: a importância de fidelizar clientes.
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest